Ranger e apertar os Dentes: Entenda porquê isso acontece e como Tratar o Bruxismo

A INNOVA MOVIMENTO te explica o que é e como tratar esse hábito.

por: Camila Rocha

3 min read

O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes de forma involuntária. Geralmente ocorre durante o sono, mas também pode ocorrer durante o dia em momentos de estresse. Pode causar desgaste dos dentes, dores de cabeça, na mandíbula, na cervical e nos músculos faciais.

As causas do bruxismo podem estar relacionadas ao estresse, ansiedade, problemas de oclusão dental ou hábitos de vida inadequados. Quando temos um estado de estresse permanente, o nosso corpo altera até o nosso metabolismo, produzindo em maior quantidade hormônios relacionados ao estresse, como por exemplo o Cortisol.

O excesso de Cortisol pode influenciar o bruxismo devido ao seu papel no aumento da tensão muscular e na resposta ao estresse (excessiva). Quando estamos sob estresse, os níveis de cortisol aumentam, o que pode levar a uma maior contração dos músculos, incluindo os da mandíbula. Durante o sono, essa tensão muscular exacerbada pode se manifestar como ranger de dentes. Além disso, o estresse crônico também pode afetar o sono, e aumentar a probabilidade de distúrbios do sono, como insônia ou sono fragmentado, o que também estão frequentemente associados ao bruxismo.

Outro fator importante é o excesso de uso de telas antes de dormir, que altera a produção do hormônio de descanso (melatonina), aumentado assim a produção do cortisol. O alto consumo de açúcar não só pode afetar diretamente a atividade muscular e a regulação do sono, como também pode influenciar fatores psicológicos e inflamatórios que contribuem para o desenvolvimento ou agravamento do bruxismo.

COMO TRATAR O BRUXISMO

O tratamento do Bruxismo é multifatorial, pode envolver o uso de placas oclusal, terapia comportamental, tratamento para reduzir o estresse e terapias para reduzir a sintomatologia da tensão muscular.

A osteopatia é uma abordagem terapêutica integrativa que se baseia na ideia de que a saúde do corpo depende do funcionamento harmonioso de todos os seus sistemas: muscular, esquelético, visceral, nervoso e circulatório. Osteopatas utilizam técnicas manuais para diagnosticar e tratar uma variedade de condições, que nem sempre está localizado onde está o sintoma.

Identificar e tratar desequilíbrios posturais que possam contribuir para o bruxismo.

Aliviar tensões musculares na região da mandíbula, pescoço e ombros, que estão frequentemente associadas ao bruxismo.

Melhorar a circulação sanguínea e a função nervosa para ajudar no relaxamento muscular e na redução do estresse.

Como a osteopatia pode ser utilizada para tratar o bruxismo:

Ajudar na correção de desalinhamentos estruturais que podem afetar a oclusão dental e contribuir para o bruxismo.

O tratamento do bruxismo com osteopatia complementa abordagens convencionais, como o uso de placas oclusais. Ao trabalhar em conjunto com dentistas e outros profissionais de saúde, os osteopatas podem oferecer um plano de tratamento personalizado que visa não apenas controlar os sintomas, mas também melhorar a qualidade de vida do paciente a longo prazo.

Se você ou alguém que você conhece enfrenta desafios relacionados ao bruxismo, considere consultar um osteopata qualificado para explorar as opções de tratamento disponíveis e descobrir como a osteopatia pode fazer a diferença em sua vida.

QUER ENTENDER MAIS AINDA SOBRE O BRUXISMO?

Nossas fisioterapeutas bateram um papo sobre o assunto

TEXTO:

Camila Proença Rocha

Fisioterapeuta e Osteopata pela Escola de Madrid

Atende na Clínica INNOVA MOVIMENTO